Rabanadas
Postado em 04/11/2012

Rabanadas

 

Categorias: todas, notícias, dicas, receitas, ,

 

French Toast nos Estados Unidos, Pain Perdu na França, Arme Ritter na Alemanha

 
Cada povo tem sua versão desta delícia que tem origem humilde, pois surgiu do reaproveitamento de sobras de pão amanhecido na Europa medieval. No Brasil e em Portugal a Rabanada está associada ao Natal, talvez porque fosse prato indicado para recuperar e fortalecer parturientes, ficando assim ligada ao nascimento.
 
O pão branco é a base de todas as variações desta receita que andava fora dos limites para quem precisa evitar o glúten, mas agora o Pão de Forma Berti Gluten Free devolve esta tradição natalina à nossa mesa!
 
E a qualquer tempo transforma o cafe da manhã em algo especial ;)
 
French Toast para quatro fatias de Pão de Forma Berti Gluten Free:
 
2 ovos
1/2 de xícara leite
1 colher de café de extracto de baunilha
1 colher de sopa (50 gr) de manteiga + 1 fio de óleo vegetal (para não queimar a manteiga) ou use manteiga clarificada*
1/4 xícara de açúcar de confeiteiro misturado com uma colher de café de canela para polvilhar, ou mel , maple syrup, frutas vermelhas, maçãs fatiadas e cozidas com uvas passas ou o que o gosto pessoal ditar.
 
1. Em uma tigela larga e rasa, misture os ovos, o leite e o extrato de baunilha.
2. Mergulhe as fatias de pão na mistura de ovos, uma de cada vez, virando dos dois lados. Segure a fatia de pão acima da tigela para drenar o excesso e coloque na frigideira quente com a manteiga. Repita com as outras fatias e frite quantas couberem na frigideira de cada vez.
3. Frite o pão em fogo médio e vire as fatias quando estiverem douradas a seu gosto. Sirva imediatamente polvilhadas com a mistura de açucar e canela ou banhadas em syrup.
 
OU para as Rabanadas:
 
Mergulhe as 4 fatias de pão de forma em meia xicara de leite e deixe absorver até o ponto desejado. Passe cada fatia pelos ovos batidos e leve para fritar em gordura quente suficiente pra cobrir a fatia. Vire até que estejam douradas e deixe escorrer em papel toalha. Polvilhe com açúcar e canela e sirva imediatamente.
 
 
* a manteiga clarificada se obtém ao ferver a manteiga em fogo brando. À medida que os sólidos do leite sobem em forma de espuma são retirados com uma escumadeira até que reste a gordura clarificada, tranparente e dourada. Chamada de Ghee pelos indianos, é composta quase inteiramente de gordura.
 
Pode ser prejudicial aquecer óleos poliinsaturados tais como óleos vegetais a temperaturas elevadas. Estes, ao serem aquecidos liberam peróxidos e outros radicais livres.
 
O Ghee tem um ponto de fumaça muito alto e não queima facilmente durante o cozimento. O Ghee tem ligações saturadas estáveis e por isso menos prováveis de formar os radicais livres perigosos ao cozinhar. Seus ácidos graxos de cadeia curta são também metabolizados muito rapidamente pelo corpo.

 

 

 

 

Arquivo