Acabou de receber o diagnóstico? Aqui tem ajuda para quem está chegando agora
Postado em 16/06/2012

Acabou de receber o diagnóstico? Aqui tem ajuda para quem está chegando agora

 

Categorias: todas, dicas, perguntas e respostas, Informação, ,

 

Eu tenho que eliminar o quê???

Por onde eu começo? E o que eu não posso comer?

 
O glúten é a parte proteica nos grãos de trigo, centeio, cevada, grano duro e semolina. Aveia também contém glúten devido à contaminação cruzada durante o processamento.
 
Receitas que usam farinha de trigo (farinha branca ou integral), cevada, semolina, couscous marroquino, macarrão (fresco, seco ou integral) ou farinha de rosca contém glúten.
 
Receitas que pedem pão, empanados à milanesa, o tempura japones, croutons, croissants, tortillas macias de farinha, massa de pizza, biscoitos, granola, cereais, germe de trigo, trigo de quibe e pão pita, massa de torta, biscoitos, pretzels, torradas, wraps contém glúten.
 
Cerveja e cozidos temperados com cerveja contém glúten. Vinagre de malte, aromas de malte, malte da cerveja e chocolate maltado contém gluten.
 
Tudo isso está claramente fora dos limites, mas o gluten é também sorrateiro.
 
Glúten oculto pode estar presente no molho pronto, no caldo em cubinho, temperos industrializados,  no shoyu - molho de soja, nos molhos para salada, nos salames, salsichas, linguiças, nos hamburgueres industrializados ou preparados, nos temperos secos, no curry, na mostarda, nas sopas enlatadas ou em pacotes, no café aromatizado, nas nozes e amendoas temperadas tipo aperitivo, nos pudins, nos chocolates, nos sorvetes e sobremesas geladas. Leia sempre os rótulos. Na dúvida, ligue para o fabricante.
 

E o que não tem gluten?

 
Você está na verdade pensando, sobrou alguma coisa que eu possa comer??? Eu sei. Calma, não é tão ruim!
 
Grãos, sementes, farinhas, amidos e espessantes que são seguros para nós são:
 
Todas as farinhas do milho, polenta, fubá, canjica, maisena.
Grão mourisco ou sarraceno que apesar da denominação "trigo" sarraceno, não é trigo.
Arroz branco, integral, basmati, Arborio, tipo japones, arroz moti, todo tipo de arroz e toda farinha de arroz
Quinoa ou quinua, em flocos, em grãos ou farinha.
Amaranto, flocos e farinha
Farinha de coco, coco ralado.
Farinhas de nozes, amendoas, avelãs, pecãs, castanha de cajú, castanhas portuguesas
Farinha de grão de bico, de soja, de qualquer feijão. (A massa do acarajé da Bahia é feita com feijão fradinho!)
Tapioca, polvilho doce e azedo, farinha de mandioca, mandioca.
Batata, fécula de batata, flocos de batata, batata doce, cará, inhame, mandioquinha. (batata baroa no Rio de Janeiro)
Amido de araruta
Sementes de gergelim, de girasol, de linhaça
 
 
A transiçao para a dieta sem glúten pode ser confusa no início. Comece pelo mais simples até dominar melhor o terreno. Concentre-se em alimentos naturalmente sem glúten.
 

Um bom lugar para começar?

 
A comida típica e tradicional do brasileiro não contém glúten! Arroz, feijão, bife, batata ou mandioca frita e salada, desde que os temperos usados não contenham glúten, o óleo usado para fritar esteja limpo e sem contaminação de empanados e a salada temperada com ingredientes sem glúten, como azeite, vinagre balsâmico ou limão, ervas e sal marinho.
 
Diga sim para produtos frescos.  Verduras, legumes, tuberculos, raizes . Se você já é fã dos vegetais, está com sorte! Se ainda não é, vai descobrir uma riqueza de sabores que vão ajudar no restabelecimento da sua saúde. E não se esqueça das frutas frescas.
 
Gosta de carne? Carne fresca, frango, ovos e peixes são naturalmente sem glúten (cuidado com caldos, temperos adicionados, molhos, recheios e marinadas – pergunte sempre, leia os rótulos, faça em casa onde você tem controle dos ingredientes).
 
Diga olá para o arroz! O arroz é livre de glúten. Arroz integral é especialmente benéfico  para a digestão delicada. Risotto (italiano arbório) faz uma refeição requintada. Basmati indiano e arroz jasmim são perfumados e encantadores. Existem boas marcas de macarrão de arroz e sushi é tudo de bom!
 
Experimente a quinoa um “falso grão” com todos os aminoácidos  essenciais.  Cozinha mais rápido do que o arroz e harmoniza bem com as ervas, vegetais e especiarias que você adicionar a ela. Faz uma tabule delicioso!
 
Polenta de milho é a base para pratos deliciosos da cozinha italiana. 
 
Laticínios? Se você não tem problemas com o leite aqui está a boa notícia ... iogurte natural não tem gluten e é um grande auxiliar na recuperacao da sua saúde digestiva; experimente com um pouco de mel ou batido com frutas, tudo 100% natural. Iogurtes industrializados com sabores podem ser um problema. Leia sempre os rótulos e ingredientes.
 
Queijos são geralmente seguros e ricos em cálcio. (verifique rótulos para os aditivos ou aromas, estes são possíveis suspeitos). E apesar do mito popular de que o queijo azul não é seguro, a maioria dos blue cheeses são isentos de glúten. Mais uma vez, atenção se houver adição de aromas.
 
Verifique os rótulos das versões de laticínios "baixo teor de gordura". A boa gordura pode ter sido substituida por amidos agregados que não são livres de glúten, ou açúcares que vão provocar um estrago na sua silhueta…
 
Para um lanche fora de casa pense Pão de Queijo! Especialidade nacional, feita com polvilho, isenta de glúten.  Porém, não compre da padaria, onde sempre vai haver contaminação cruzada. Procure as franquias especializadas ou compre os congelados que trazem os ingredientes na embalagem e leve para casa.
 

Agora, felizmente já existe o pão sem glúten da Berti Gluten Free nas versões Pão de Forma para Sanduiche  sem gluten e sem ovos. Pão Integral e Pão Preto, sem glúten e sem leite. Pão para Hamburger e Pão para Hot Dog, sem glúten e sem leite. Pãozinho Baby Roll sem glúten e sem leite.

 
Dê tempo ao seu paladar para se adaptar à novidade de farinhas sem glúten. Elas são, de fato, diferentes. O desejo por trigo vai passar, eu prometo, e você vai se sentir melhor do que jamais se sentiu antes!

 

 

 

 

Arquivo